Tecnologia
assistiva
É toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de
proporcionar uma maior independência e autonomia a pessoa com deficiência. O
objetivo é "Proporcionar à pessoa
portadora de deficiência maior autonomia qualidade de vida e
inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do
seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração
com a família, amigos e sociedade."... "Podem variar de um par de
óculos ou uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado”.
Conceito
Tecnologia Assistiva é um termo
ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que
contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com
deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
É também definida como "uma ampla gama de
equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para
minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com
deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies:
Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
No Brasil, o Comitê de Ajudas
Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o
seguinte conceito para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do
conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam
promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas
com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) -
Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência
(CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da
República).
Os Recursos são todo e qualquer
item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob
medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais
das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como
aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar,
comprar ou usar os recursos acima definidos.
·
Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado.
Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e
hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos
para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e
elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores
especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais
protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis
comercialmente.
·
Serviços
São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando
selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como
exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares
envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:
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Fisioterapia
·
Terapia ocupacional
·
Fonoaudiologia
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Educação
·
Psicologia
·
Enfermagem
·
Medicina
·
Engenharia
·
Arquitetura
·
Design
·
Técnicos de muitas outras especialidades
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Objetivos
O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem
como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão
digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.
Quando começou?
O projeto OLPC foi apresentado ao governo
brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em
junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram
ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com
detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo
interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.
Após reuniões com especialistas brasileiros para
debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da
Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI
(Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP
(Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização
OLPC, proposta originalmente pelo MIT.
Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três
instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução
OLPC:
- CenPRA
– Centro de Pesquisa Renato Archer;
- CERTI
– Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e
- LSI
– Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.
Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas,
em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS,
Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.
Como funcionará?
Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS
foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000
laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos
estados e municípios.
Cada escola receberá os laptops para alunos e
professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e
professores no uso da tecnologia.
Seis municípios serão atendidos como UCA Total,
onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.
UCA Total
Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e
Municipais, o projeto será replicado em seis municípios brasileiros, que terão
todas as suas escolas atendidas, onde são chamadas de UCA Total. Os municípios
selecionados são:
- Barra
dos Coqueiros/SE;
- Caetés/PE;
- Santa
Cecília do Pavão/PR;
- São
João da Ponta/PA;
- Terenos/MS;
- Tiradentes/MG
GTUCA
GTUCA - Grupo de trabalho do Programa UCA.
O grupo é formado por especialistas no uso de TICs (Tecnologia da Informação e
Comunicação) na educação. Para execução do projeto dividiu-se em três frentes:
- GT
Formação;
- GT
Avaliação e;
- GT
Pesquisa.
Tema apresentado em 07/01/2013, na aula de Tecnologias da Informação e da Comunicação, ministrada pelo professor Fernando Pimentel.