segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Webgicana e O Registro Sonoro nas Aulas


Computadores em sala de aula
Métodos de usos – Carmem Barba/Sebastià Capella

Webgicana e O Registro sonoro nas aulas

As Webgicanas nos propõem atividades dinâmicas nas quais o aluno, em equipes, é desafiado a atuar buscando um objeto ou um testemunho de um personagem. Os alunos e alunas devem utilizar à informação descoberta na internet em sites que implica uma interação online.
Webgicana é uma ferramenta educativa virtual que leva a interação dos alunos com os professores e eles mesmos e deve ser realizado em grupo, entretanto, o uso estrutural da internet é um recurso pouco conhecido e pouco utilizado. A webgicana constitui-se de introdução, desafio, recurso, avaliação, conclusão e créditos e referências.

O Registro sonoro nas aulas

O uso educativo das tecnologias da informação e  da comunicação no desenvolvimento das atividades de aprendizado e conhecimento no âmbito sonoro.
O registro sonoro nas aulas gera uma interação comunicativa, emocional e expressiva favorecendo a observação e o conhecimento de nossa capacidade de diferenciar os sons da vida cotidiana. Possui a capacidade de nos ajudar a definir, classificar, separar e organizar auditivamente o espaço sonoro. Suas propostas iniciais são: produzir e interpretar diferentes tipos de informações sonoras, desfrutar da audição, sentir e expressar emoções por meio dos sons, realizar tarefas de gravação, ter consciência do mundo sonoro, analisar e classificar os conjuntos externos sonoros, interagir no meio, dominar as imagens especificas do som, expressar as próprias ideias, saber gerir e controlar os processos de aprendizado e propiciar o conhecimento autônomo. Ela busca observar os processos auditivos no sentido de compreender, estabelecer e memorizar a partir dos sons dos fenômenos sonoros e propõe o desenvolvimento de aprendizagens significativas com o uso dos registros sonoros e aproximações dos aspectos preliminares de uma educação auditiva competente.

Seminário apresentado por Jordana Viana, Juscelino Vieira, Patrícia Holanda e Rafaelle Priscilla em 14/01/2013, na aula de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Professor Fernando Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário