Computadores em sala de aula
Métodos de usos – Carmem
Barba/Sebastià Capella
Webgicana e O Registro sonoro nas
aulas
As Webgicanas nos propõem
atividades dinâmicas nas quais o aluno, em equipes, é desafiado a atuar
buscando um objeto ou um testemunho de um personagem. Os alunos e alunas devem
utilizar à informação descoberta na internet em sites que implica uma interação
online.
Webgicana é uma ferramenta
educativa virtual que leva a interação dos alunos com os professores e eles
mesmos e deve ser realizado em grupo, entretanto, o uso estrutural da internet
é um recurso pouco conhecido e pouco utilizado. A webgicana constitui-se de
introdução, desafio, recurso, avaliação, conclusão e créditos e referências.
O Registro sonoro nas aulas
O uso educativo das tecnologias
da informação e da comunicação no
desenvolvimento das atividades de aprendizado e conhecimento no âmbito sonoro.
O registro sonoro nas aulas gera
uma interação comunicativa, emocional e expressiva favorecendo a observação e o
conhecimento de nossa capacidade de diferenciar os sons da vida cotidiana.
Possui a capacidade de nos ajudar a definir, classificar, separar e organizar
auditivamente o espaço sonoro. Suas propostas iniciais são: produzir e
interpretar diferentes tipos de informações sonoras, desfrutar da audição,
sentir e expressar emoções por meio dos sons, realizar tarefas de gravação, ter
consciência do mundo sonoro, analisar e classificar os conjuntos externos
sonoros, interagir no meio, dominar as imagens especificas do som, expressar as
próprias ideias, saber gerir e controlar os processos de aprendizado e
propiciar o conhecimento autônomo. Ela busca observar os processos auditivos no
sentido de compreender, estabelecer e memorizar a partir dos sons dos fenômenos
sonoros e propõe o desenvolvimento de aprendizagens significativas com o uso
dos registros sonoros e aproximações dos aspectos preliminares de uma educação
auditiva competente.
Seminário apresentado por Jordana
Viana, Juscelino Vieira, Patrícia Holanda e Rafaelle Priscilla em 14/01/2013, na
aula de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Professor Fernando
Pimentel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário